Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Grandes Projectos

O Fórum Mundial Lisboa 21 sobre a Água, Energia e Desenvolvimento Sustentável é uma proposta inovadora que visa conjugar os esforços das instituições e da sociedade civil num trabalho comum para consolidar compromissos e criar um plano de acção para a sustentabilidade, com base na experiência reunida nos últimos 20 anos e acrescentando um novo debate com o qual se pretende pôr em prática propostas inovadoras que permitam aproveitar as múltiplas vantagens competitivas da globalização em benefício da humanidade.

Lisboa foi palco do grande evento mundial sobre ambiente ? O Fórum Mundial Lisboa 21 -, que levou as melhores ideias e propostas práticas neste tema à cimeira Rio+20, que decorreu no Brasil em 2012.O maior evento a escala internacional sobre o meio ambiente tem por temas este ano a água, a energia e o desenvolvimento sustentável.

OBJECTIVOS:

  • Consciencializar à Sociedade sobre os avanços na área da sustentabilidade como proposta de desenvolvimento inteligente para o Século XXI.
  • Abordar os temas estratégicos da água e da energia como elementos básicos do desenvolvimento da Humanidade, no presente e no futuro.
  • Considerar a água e a energia como benefícios económicos e sociais estratégicos, de integração cultural e de respeito pelo meio ambiente.
  • Reunir as propostas estratégicas surgidas do debate, com as propostas efectivas do mundo empresarial em consonância com um plano de acção para a sustentabilidade.
  • Lisboa como porta-voz europeu, ibero-americano, africano e para o Oriente (20 anos após a Cimeira do Rio 92 e 10 anos após a Cimeira sobre Desenvolvimento Sustentável Joanesburgo 2002) relativamente aos avanços verificados sobre a Sustentabilidade, como resposta à presente crise global e à apresentação de uma melhor proposta de futuro.
  • Portugal, como interlocutor privilegiado e com vantagens competitivas únicas num cenário global, como consequência da sua história, cultura e língua.
  • Eleger as conclusões do Fórum de Lisboa como proposta formal de trabalho e de acompanhamento da Cimeira do Rio+20 (realizada no ano de 2012).
 
 

DURAÇÃO DA CONFERÊNCIA: 2 dias

DESTINATÁRIOS: Instituições Públicas, Empresas, Universidades, Meios de Comunicação, Fundações, Partidos Políticos, Sindicatos, ONG?s e Sociedade Civil.

PARTICIPANTES E DIVULGAÇÃO: Entre 600 e 1.000 pessoas, com transmissão pela Internet e através de um vasto conjunto de meios de comunicação em diversos países.

ILUSTRES PRESENTES: Alberto da Ponte, presidente do Conselho de Administração da Fundação Luso; Carlos Zorrinho, presidente do Grupo Parlamentar do PS; Guilherme de Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura; Mira Amaral, professor catedrático convidado do Instituto Superior Técnico; Nuno Ribeiro da Silva, presidente da ENDESA; Pedro Rebelo de Sousa, presidente do Instituto Português de Corporate Governance; Pedro Serra, Presidente das Águas de Portugal; Ricardo Salgado, Presidente do BES; José Alberto de Carvalho, Jornalista - (à data do evento, todos os nomes indicados encontravam-se nos cargos mencionados).

Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest